Pesquisa

terça-feira, 8 de abril de 2014

Entenda seu Rato Twister , Linguagem dos twisters

                     Entenda seu Twister   

Aprenda um pouco da linguagem dos twisters

Aprender o que seus twisters estão tentando dizer a você é uma parte muito importante para uma melhor compreensão do que seus amigos querem ou necessitam.

 


Sinais de Alegria

Bruxing ou Bruxismo


Quando os ratos se sentem satisfeitos, em geral rangem os dentes. É como se fosse o ronronar dos gatos. Toda vez que fazem isso seus olhos saltam , que é outro sinal de alegria que se chama
bubbling .
Assistam um video que mostra isso clicando aqui
 

Um Rápido Movimento de Cauda

Ratos movimentam sua cauda por vezes, durante brincadeiras de lutinha ou carinhos específicos de seus donos. Sinal de excitação.

Hopping


Algumas vezes ,

os ratos pulam e saltitam no ar, correm para frente e para trás. É sinal de felicidade e alegria.

Peeping

Este é um som suave que ratos fazem mais comumente quando estão sendo limpos e penteados por outro rato.





 

 Brincar de Lutinha
Ratos amam brincar. E sua brincadeira favorita é a de lutinha.

 
Comportamento Agressivo

Quando outro twister assumi o território do twister residente, eles só brigarão o necessário, a fim de estabelecer a hierarquia. Os seguintes comportamentos acontecem em conjunto :
- Perseguição: pode ocorrer de um rato montar ou tentar morder a garupa do outro.
- Inibição, exibir os incisivos para o outro: este comportamento geralmente é apresentado pelo rato submisso. 
- De pé sobre as patas traseiras (boxing): início de envolvimento físico.
- Sidling: ato de andar de lado, empurrando o adversário. 
- Sidling com chutes: esse é o último nível de agressão antes de uma luta não amigável ( sem ser a de brincadeira ).

Comportamento Dominante

- Marcação odorífera: geralmente ocorre com muita frequência depois que donos de ratos limpam a gaiola. O rato alfa (macho) começará a se esfregar nos cantos da gaiola ou em seus objetos preferidos, podendo parecer úmido e oleoso na garupa depois de dois minutos ou mais, onde as glândulas odoríferas ficam localizadas, liberando um óleo natural. Algumas fêmeas podem apresentar este comportamento.
 

- Marcação com urina: ratos dominantes marcam tudo por onde passam com seu cheiro. Marcação por urina pode se estender a móveis, objetos da gaiola, humanos e outros membros da colônia. Um rato submisso pode marcar território com urina, mas dificilmente marcará com tanta frequência quanto um rato dominante.
- Pinning: ato de submeter o outro rato a sessões de limpeza na região do pescoço e barriga. 
- Grooming - ratos dominantes limpam os ratos submissos, enquanto estes se oferecem para serem limpos e catados.  Engraçado uma hora a Nina limpa a Lua e outra a Lua limpa a Nina

- Digging - movimento de cavar, visto geralmente durante um cheiro de uma marcação.

Outros


- Pelo eriçado : comportamento apresentado por ratos estressados ou bravos. Ratos doentes também apresentam os pelos espetado. Alguns ratos eriçam os pelos durante uma agressão para parecerem maiores ao adversário.


- Balançando a cauda : ratos bravos, agressivos ou muito alegres tendem a apresentar este comportamento.
- Balanço de cabeça : se o rato não estiver com nenhum problema de saúde como labirintite, problema de audição, sequela de micoplasmose, etc, pode ser um comportamento apresentado pela tentativa de melhorar a percepção, já que ratos têm uma visão muito pobre.
De :  Karol , Nina & Lua

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. amei o blog! bjs Isabele

    ResponderExcluir
  3. o meu é sozinho e muito arisco o que faço?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho duas ratas e elas São mansas cmg e São sociáveis, mas oq me intriga é que a mais nova é a dominante, mesmo sendo menor, e antes da mais nova chegar a mais velha era um pouco arisca, mas, agora é muito melhor já a mais nova chego mt calma e mansa... no começo eu pensei que a mais velha machucaria a mais nova por ser visívelmente maior...
    Mas a mais nova é a dominante

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me ajudar? Tenho uma camundongo há cerca de seis meses.. depois te tanto tempo sozinha, posso incluir outras no mesmo habitat?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode e deve. Camundongos fêmeas gostam de ter amigas, assim como os Twisters, elas nunca devem ser criadas sozinhas, a menos que o Camundongo seja macho. Mas não coloque de uma vez juntas, tem que fazer uma apresentação, pesquise um blog de Twisters chamado Rattery Brasil juntamente com a palavra "apresentação". É um ótimo blog.

      Excluir
  6. Olá, tenho 2 Fêmeas e adquiri outra recentemente, as 2 mais velhas são irmãs de ninhadas diferentes(com 2 meses de diferença), e estão em um viveiro bem grande.Mas ganhai uma branquinha que não tem parentesco, e a mais velha bateu nela, tive que tirar e por ela sozinha, pois a mais velha não aceitou ela. Será que a chance de elas se darem bem ou não?

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Tenho 3 ratos meio e um deles o macho dominante espirra muito é o focinho está saindo um pouco de sangue quando ele espirra.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Tenho 3 ratos meio e um deles o macho dominante espirra muito é o focinho está saindo um pouco de sangue quando ele espirra.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leva no vet, pode ser alguma doença respiratoria

      Excluir

Obrigada por comentar e por ler as postagens !

é proibido xingamentos , palavrões , etc


Obrigada