Pesquisa

quarta-feira, 19 de março de 2014

Meteorismo em twisters

                         Meteorismo em twisters

Aprenda sobre essa doença :

Cuidem bem de seus twisters e não os estresse . Bom agora vamos lá .
 
  O Meteorismo
 
A parede estomacal possui uma musculatura fina, o que explica o frequente meteorismo em algumas espécies (como hamster, por exemplo). A motilidade gástrica está sob controle autônomo ; ela exige fibras alimentáres digestíveis de boa qualidade nutritiva. 
Uma alimentação à base de fibras estimula o apetite e a cecotrofia no coelho.
 
Etiologia
 
A falta de fibras é um fator muito comum  .
Os tricobezoares, devido à absorção de pelos (grooming), são a causa mais frequente. Geralmente, eles não interferem na digestão e sua descoberta ocorre por acaso. No entanto, em caso de obstrução estomacal, são responsáveis por uma anorexia acompanhada de timpanismo agudo ou crônico.
Toda a situação de estresse como: más condições de vida, calor ou frio excessivos, má ventilação, transporte, companheiro dominante, morte do companheiro, medo (ataque de um predador, como um carnívoro doméstico - gato ou cão, fogos de artifício, estouros, barulhos estridentes) .
 
 causas alimentares ingestão de alimento fresco fermentado - verduras, cenouras e gramíneas ou absorção de quantidade excessiva de alimento seco após um período de jejum
 Toda a situação dolorosa: cirurgia (como laparotomia, cirurgia abdominal ou cirurgia bucodentária), pododermatite ulcerativa, inflamações cutâneas (penetração de corpos estranhos, piodermite perineal e abdominal provocada pela urina), traumatismo, dor abdominal, oral ou esquelética (artrite, neoplasia, osteomielite)
Patogenia
 
Os roedores são hiperssensíveis ao estresse e à dor. A consequente secreção de adrenalina reduz a filtração renal e favorece a formação de úlcera gástrica. O estresse exerce efeitos negativos sobre a função digestiva: ele estimula o sistema simpático e inibe, por outro lado, a motilidade digestiva.
 
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSoMWkcCp9ll_Y7XcLyKi8v9QmOq-tzBPw09v11PgmTJR60M6DI4w
 
A atonia gástrica resulta, portanto, de uma ativação inibitória do sistema simpático. Consequentemente, ocorre um acúmulo e uma desidratação do conteúdo gástrico. Durante o grooming, os pelos ingeridos são incorporados ao conteúdo gástrico, o que leva à formação dos tricobezoares.
E, em geral, o meteorismo vem associado a uma dilatação do intestino delgado e, neste caso, a doença se desenvolve rapidamente. A fraca motilidade intestinal é consequência, assim, do acúmulo de gás no estômago e no ceco, e também de uma alteração nas secreções digestivas e na absorção de água e de eletrólitos pelo tubo digestivo.
Sinais clínicos
 
 
 Anorexia, depressão, imobilidade, inchado abdominal, algumas vezes considerável, estômago palpável, sensação timpânica à percussão. Em casos graves (evolução aguda): desenvolvimento rápido de um estado de choque com taquicardia, hipotensão, hipotermia, pulso fraco, respiração curta e rápida, mucosas cianóticas. Ausência de excrementos ou presença de excrementos secos, de pequeno tamanho e em pequena quantidade. O meteorismo é confirmado por meio de radiografia abdominal, interessante também para mostrar eventualmente uma paresia cecal e uma estase intestinal (presença de gás em quantidade anormal).
Bom gente se você notar qualquer um desses sintomas em seu twister leve-o ao veterinário especializado .

De : Karol , Nina & Lua
                            ©copyrights todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e por ler as postagens !

é proibido xingamentos , palavrões , etc


Obrigada