Pesquisa

sábado, 29 de março de 2014

Gaiola suja Agrava Micoplasmose

Gaiola Suja Agrava Micoplasmose

Micoplasmose é uma doença respiratória causada pelo organismo Mycoplasma, um patógeno carregado por todos os ratos de estimação e encontrado também em ratos silvestres, mas nem todos apresentam os sintomas. Estes sintomas podem ser tratados, mas M. pulmonis nunca será totalmente erradicada do sistema respiratório de um rato por tratamento médico. Micoplasmose é, portanto, de enorme preocupação para os entusiastas de ratos. 



O que predispõe um rato ao desenvolvimento de um surto de sintomas de micoplasmose? 


Há muitos fatores envolvidos no desencadeamento ou agravante dos sintomas da doença, e um desses fatores é a amônia (odor da urina) na gaiola. 



A sabedoria comum dos proprietários de ratos afirma que os odores de urina pioram a micoplasmose. Ratos espirram mais quando suas gaiolas estão sujas. Limpe a gaiola, os espirros diminuem. Por que deveria ser este o caso? O que ocorre no sistema respiratório dos nossos ratinhos? 



Primeiro, vamos observar como M. pulmonis e o odor da urina afetam o sistema respiratório do rato, quando considerado um de cada vez, então vamos olhar para o quadro geral:
Mycoplasma Sozinho: ratos infectados com mico em gaiolas limpas


Os ratos com micoplasmose e mantidos em gaiolas 
escrupulosamente limpas mostram sintomas típicos de
 micoplasmose como fungadas e sacudidas de cabeça.



Inflamação das mucosas nasais (rinite), do ouvido médio (otite média) e traqueia são muito comuns (Broderson et al. 1976).

Alguns ratos desenvolvem colapso parcial ou total dos pulmões (atelectasia) e fluido nos pulmões (consolidação). Um pequeno número desenvolve pulmões dilatados e distorcidos ou abscessos pulmonares. Lesões pulmonares podem ocorrer, sempre associadas com a doença das vias respiratórias superiores (Broderson et al. 1976).

Por conseguinte, em circunstâncias normais, M. pulmonis habita o trato respiratório superior. Ela produz doenças pulmonares como efeito secundário.
Somente Odor de Urina: ratos livres de mico em gaiolas sujas



Laboratórios produziram ratos livres de micoplasmose (chamados SPF, ou Specific Pathogen Free, em português: livres de patógeno específico). Micoplasmose é passada de mãe para filho no canal do parto.



O que acontece se você colocar ratos livres de micoplasmose em uma gaiola suja?



Ratos livres de micoplasmose expostos à amônia desenvolvem lesões no nariz. A maioria das lesões era na parte da frente das passagens nasais, e a pele das suas passagens nasais e respiratórias cresceram e ficaram três ou quatro vezes mais espessas que o normal. Esta área danificada ficou inchada e com vasos dilatados, algumas das glândulas submucosas foram substituídas por colágeno. Em contraste, ratos livres de mico mantidos em gaiolas limpas não desenvolveram lesões (Broderson et al. 1976).



Assim, somente a amônia causa lesões nas passagens nasais.








Gaiolas Sujas e Micoplasmose: uma péssima combinação



Ratos infectados com micoplasmose e expostos à amônia por muitas semanas tendem a ter sintomas mais graves de micoplasma (espirros, balançar de cabeça) do que ratos infectados e mantidos em gaiolas limpas. Alguns desenvolveram respiração difícil e ofegante, que não foi vista em ratos de gaiolas limpas (Broderson et al. 1976).



Desenvolveram também as mesmas doenças pulmonares que ratos mantidos em gaiolas limpas: colapso pulmonar parcial, fluido nos pulmões, lesões pulmonares, mas essas condições eram muito mais comuns e graves em ratos expostos à amônia do que em ratos mantidos em gaiolas limpas.

Alguns dos ratos infectados e expostos à amônia desenvolveram pulmões dilatados e torcidos (bronquiectasias), uma condição raramente vista em ratos infectados por micoplasmose mantidos em gaiolas limpas. A prevalência de lesões pulmonares foi associada aos níveis de amônia: quanto maior a concentração, mais lesões pulmonares ocorriam (Broderson et al. 1976). Lesões nas vias nasais foram mais severas em ratos expostos a altos níveis de amônia do que em ratos expostos a nenhum amoníaco (Pinson et al. 1986).



Amônia promove o crescimento de M. pulmonis nas passagens respiratórias (Saito et al. 1982, Pinson et al 1988). Na verdade, Saito et al (1982) descobriram que os ratos infectados com M. pulmonis e expostos à amônia elevada tinham mil vezes mais bactérias do que os ratos infectados que não foram expostos.

Portanto, a exposição crônica ao amoníaco, talvez devido a uma lesão na mucosa nasal, aumenta o crescimento da bactéria no trato respiratório superior, produzindo mais bactérias que posteriormente invadem os pulmões.

De : Karol , Nina & Lua
Fonte 

22 comentários:

  1. Comprei uma rata e ela está espirrando muito e notei q está um pouco ofegante, devo trocá-la? essa doença tem tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que ela esta com alergia , talvez do ambiente , gaiola , forragem ,etc , ou ela pode estar com pneumonia , não tenho certeza , se quiser troque-a , mas sera por você , não por ela , se quiser cuidar dela , leve-a ao veterinario

      Excluir
    2. Trocar seu rato? É né.. vai lá trocar.. é só um rato... A minha tá com otite,vou cuidar dela e dar muito amor. Seu rato deveria trocar de humano.. um que tenha amor e se preocupe com ele..

      Excluir
    3. Trocar seu rato? É né.. vai lá trocar.. é só um rato... A minha tá com otite,vou cuidar dela e dar muito amor. Seu rato deveria trocar de humano.. um que tenha amor e se preocupe com ele..

      Excluir
  2. Olá, preciso urgente de uma ajuda.. Meu rato começou a ficar estranho, o nariz faz chiados altos, eles respira com dificuldade, tá um pouco magro, não quer comer, até mordeu a própria patinha. to muito preocupada, me ajuda????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Letícia, como você conseguiu ajudar seu ratinho?
      O meu ta na mesma situação. A única diferença é que ele ainda come. Mas a magreza, chiado e nariz irritado ainda existem e não consigo entender o porquê.

      Agradeço se puder me ajudar.

      Excluir
  3. Uma coisa que deu certo com meu rato foi usar o pinus em forma de "cilindros", esse tipo absorve a urina e vira pó, depois que eu usei meu rato não espirrou mais! uma foto do granulado higiênico que eu uso:
    http://appsisecommerce.s3.amazonaws.com/clientes/cliente5734/produtos/12706/P01430942196.jpg

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha ratinha está com a respiração acelerada, como se ela estivesse cansada respirando "rápido", percebi também que ela emagreceu bastante. Aqui não tem vet especializado nesses bixinhos não sei o que fazer, sabe o que pode ser? Muito obrigada desde já -ajuda por favor-

    ResponderExcluir
  5. O meu está igual o seu Sabrina se alguém souber alguma coisa por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  6. O meu tbm está assim. Meu rato ta MT estranho, emagreceu MT. A respiração MT MT forte e rápida, parece meio fraco. E em alguns momentos agitados, tanto que ficou igual doido dando pulos. Não sei oq fazer!!!! :(

    ResponderExcluir
  7. O meu esta assim tbm ele com uns chiados e ta com muita dificudade pra respirar hj ele tava respirando pela boca.
    Nao sei oque ele tem nao quero perder ele.
    Gostaria de uma ajuda se voces sabem de algum veterinario em Ribeirao Preto que mexa com esses animais que nao cobre caro.
    Eu nao tenho condicoes pra pagar eu consigo arrumar o dinheiro do remedio,mais nao vou poder pagar a consulta..
    Queria saber oque vcs fizeram pra tratar do bichinho de vcs tbm
    Obrig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou de Ribeirão preto, Junior! Minha ratinha está passando pela mesma situação... Não sei mais o que fazer e parece que ninguém respondeu nada pra ninguém aqui. Estou muito preocupada, ela emagreceu bastante e está muito ofegante. Não sei o que fazer. Sei que na Cobasi atendem mas a consulta é cara. :'( o que houve com o seu?

      Excluir
  8. Qual site vende telas para viveiro?

    ResponderExcluir
  9. Ola! Li os comentários acima sobre os ratos ofegantes e com baixo apetite. Meu rato apresenta os mesmos sintomas, chegou a ter graves crises de falta de ar. Pesquisando muito vi que pode ser pneumonia devido às micoplasmose, pois há muito chiado na respiração, além de muita dificuldade para respirar. Entrei em pânico, pois aqui também não existe especialista para o caso, é uma veterinária que me atendeu disse não entender de ratos... Não fez o mínimo esforço, tudo bem.
    Fato é que mediquei meu rato sozinha, mesmo sabendo que não é o ideal, mas ele estava morrendo. Eu dei 11mg de enrofloxacina injetável nele, hoje foi a segunda dose. Ele voltou a comer, mas ainda tem fortes crises de falta de ar. Troquei a água dele por chá de agrião, o qual faço diariamente, pois li que é muito bom para ajudar na cura da pneumonia. Bom, ainda não sei ate quando darei a enrofloxacina para ele, continuarei estudando para entender melhor. Estou à procura de mais algum meicamedica para ajudar no combate à pneumonia. Estou fazendo sessões de Reiki nele diariamente, o efeito é muito calmante e ele fica mais tranquilo. O amor é fundamental. Continuarei fazendo pesquisas. Boa sorte a todos. Manoela.

    ResponderExcluir
  10. Minha rata está apresentando um tipo de infecção respiratória, os sintomas dela são; desidratação (aperte a pele do seu animal como se fosse uma "banha", se a pele demorar a voltar pro lugar, está desidratado), desnutrido (não se alimenta da ração, não rói), cansaço, sedentarismo e sono extremo, perda rápida de peso, respiração rápida e chiando.
    A dica para vocês após eu ter ido em um veterinário é antes de tudo, consultem um veterinário também, em Ribeirão Preto (para quem estava perguntando) tem consulta de 80 reais no Novo Shopping (Bichos Tranquilos) e um tal de Doutor Matheus no Jardim Irajá, entre 70 reais também.

    O que eu estou fazendo é o seguinte; 3 gotas de GLICOPAN GOLD (suplemento vitamínico que ajudará na hidratação e nutrição do animal) diluidas em um pouco de água e dadas com uma seringa para o rato. (Eles adoram por ser doce, parece mel).
    Diluam a ração na água para amolecer, misturem com frutas e legumes cozidos (ALIMENTOS PERMITIDOS, PELO AMOR), e sirvam na seringa/mão como uma papinha, ajudará a recuperar o peso e acompanhará o Glicopan.
    Acima de tudo, procurem um veterinário para o tratamento da doença, e lembrem-se, são vidas, seres pequenos cheios de amor que precisam ter atenção e serem cuidados INDEPENDENTE de doenças!
    Caso tenham outros ratos, SEPARE o rato doente dos outros animais pois é transmissível de rato para rato através de saliva, urina e fezes.
    Abraço <3

    ResponderExcluir
  11. Gente, estou com uma dúvida sobre micoplasmose.
    Se eu tiver uma rata que vive com mais 7 ratas juntos (ela é adotada esta comigo a 2 semanas) e ela tiver micoplasmose, e ter ficado essas duas semanas junto com as outras, é certo que todas contrairam ou tem chances de não terem contraido?

    ResponderExcluir
  12. Se não podem pagar pela consulta e os remédios, simplesmente não tenham Ratos Twister. Não adianta nada adiquirir um animal desses e depois ele ficar sofrendo por você não poder cuidar dele. Sim, eles custam pouco dinheiro pra comprar um exemplar, mas as consultas são caríssimas. Em média 100 a 150 reais. Então pense bem e pesquise sobre veterinários que cuidem do tipo de animal que você quer,antes de comprar ou adotar um. Vocês estão sendo egoístas e quem vai pagar o preço serão seus ratos que terão uma morte horrível por causa dessa doença respiratória.

    ResponderExcluir
  13. minha rata morreu hoje, ela estava muito quietinha hoje, estava espirrando avermelhado, lacrimejando e tremendo. Nao comeu nem bebeu agua, por ter acontecido tudo muito rapido, nao tive tempo de levar ao veterinario, mas, estou preocupada de ser algo que possa prejudicar minha outra ratinha. Voce sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  14. minha rata morreu hoje, ela estava muito quietinha hoje, estava espirrando avermelhado, lacrimejando e tremendo. Nao comeu nem bebeu agua, por ter acontecido tudo muito rapido, nao tive tempo de levar ao veterinario, mas, estou preocupada de ser algo que possa prejudicar minha outra ratinha. Voce sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e por ler as postagens !

é proibido xingamentos , palavrões , etc


Obrigada